quarta-feira, 21 de julho de 2010

CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS

1. Cada professor anota individualmente conteúdos de Ciências Naturais que considera prioritários no Ensino Fundamental.
Conteúdos considerados prioritários no 2º ano:
Os Recursos Naturais – abordar para os alunos a importância do meio ambiente, enfatizando que os mesmos são parte integrante deste e que sua atuação poderá acarretar várias transformações positivas ou negativas; identificar a importância de todos os seres vivos e não somente os que fazem parte do seu cotidiano, mas também aqueles de realidades diferentes; trabalhar a água e o ar como agentes essenciais na vida do ser humano e enfocar a relevância da não contaminação e preservação dos mesmos.
Os animais – identificar para os alunos o habitat natural dos animais, a importância dos mesmos e de que esses animais se alimentam, mostrando a urgência na preservação de cada espécie e seu papel na cadeia alimentar e consequentemente no equilíbrio do meio ambiente.
Saúde – abordar as transformações pelas quais o ser humano passa (crescimento e desenvolvimento); a importância da higiene e alimentação para a preservação da vida com qualidade.
2. Em pequenos grupos, os professores fazem a leitura individual dos textos Os conteúdos de Ciências Naturais no ensino Fundamental e blocos temáticos (p.41 a 44), anotando suas dúvidas.
·         Como o professor deve fazer em seu planejamento para relacionar as disciplinas científicas como Astronomia, Física e Química para crianças pequenas?
·         Como o professor pode trabalhar com temas aleatórios?
·         Em quanto tempo pode ser trabalhado um bloco temático?
3. Discussão coletiva e anotação das dúvidas que permanecem para o grupo todo.
Dúvidas:
·         Como o professor deve fazer em seu planejamento para relacionar as disciplinas científicas como Astronomia, Física e Química para crianças pequenas?
·         Em quanto tempo pode ser trabalhado um bloco temático?
4. Em pequenos grupos, os professores debatem as seguintes questões: Qual é o papel das Ciências Naturais na formação do nosso aluno? Em que medida o que estamos trabalhando é coerente com esse papel?
Contribuir para que o aluno possa avançar em seus conhecimentos sobre mundo, da relação existente entre homem e natureza e seu papel como agente de transformação, conhecer o ambiente que vive para desenvolver capacidades de entrelaçamento entre as diferentes áreas do conhecimento partindo do seu meio para o todo, com o auxílio imprescindível do professor no que diz respeito ao envolvimento das crianças no processo de investigação elevando-os às novas descobertas. Na medida em que a criança consegue fazer relação entre os conhecimentos vivenciados no dia-a-dia, com os assuntos trabalhados em sala de aula, despertando seu interesse em buscar respostas para suas indagações.
5. Leitura em pequenos grupos: documento de Ciências – Ciências Naturais e Cidadania (p. 23 a 25) e discussão dos objetivos gerais de Ciências Naturais para o Ensino Fundamental (p. 39 e 40), reconhecendo-se entre os objetivos gerais: Aqueles que sempre foram trabalhados na escola; Aqueles cujo planejamento anual não prevê tempo para ser desenvolvido, embora conste no trabalho ou das preocupações dos professores; Aqueles que a escola pode começar a trabalhar.
Os objetivos que sempre são trabalhados na escola são aqueles que dizem respeito à compreensão da natureza como um todo dinâmico por parte do aluno, pois ao fazer parte e ser agente de transformações no mundo, o aluno precisa ser capaz de formular questões, diagnosticar determinadas situações propondo resoluções para cada problema da sua realidade, enfocando os conceitos, procedimentos e atitudes que foram apreendidos na escola e que lhes servirão por toda a vida.
Os objetivos cujo planejamento anual não prevê tempo para serem desenvolvidos são aqueles que devem valorizar o trabalho em grupo, a integração dos alunos como meio de desenvolver ações coletivas de aprendizagem, de respeito mútuo, de senso crítico e de reflexão sobre a realidade na qual os mesmos estão inseridos.
Já os objetivos que a escola pode começar a trabalhar são os referentes à compreensão de recursos tecnológicos como meios para suprir as necessidades humanas, fazendo a distinção do uso correto e do uso prejudicial ao equilíbrio da natureza e do homem, pois na maioria das vezes não é dada tanta ênfase nos mesmos o quanto é necessário.
6. Cada grupo faz uma síntese sobre a discussão, escrevendo de forma clara os objetivos de Ciências Naturais que podem ser trabalhados com seus alunos para ser apresentado à turma.
O ensino de Ciências é pautado por vários objetivos que visam a aprendizagem do aluno enquanto ser atuante da sociedade, contém  os elementos teóricos e práticos que auxiliam a assimilação dos conteúdos por parte do aluno, cabendo ao professor o papel de subsidiar de maneira significativa esta aprendizagem. Nesta perspectiva é que, conforme o PCN de Ciências para o Ensino Fundamental, os objetivos são concebidos para que o aluno desenvolva competências que lhe permitam compreender o mundo e atuar como indivíduo e como cidadão, utilizando conhecimentos de natureza científica e tecnológica. Sendo assim, o aluno: deve compreender a natureza como um todo dinâmico, pois o ser humano é parte integrante e agente de transformações do mundo o aluno precisa identificar as relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e as conseqüências nas condições de vida; deve compreender a evolução histórica; deve ter condições de formular questões, diagnosticar situações e propor soluções para problemas reais colocando em prática os conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos na escola e na vida; deve saber utilizar os conceitos básicos associados à energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida; deve ter competência para combinar leituras, observações, experimentações e registros para coleta de dados, organização, comunicação e discussão de fatos e informações; deve valorizar o trabalho em grupo; deve compreender que a saúde é um bem do indivíduo e da sociedade; deve compreender a tecnologia como um meio para suprir as necessidades humanas distinguindo usos corretos e os usos prejudiciais ao equilíbrio da natureza e do homem.