quarta-feira, 28 de abril de 2010

O QUE É CIÊNCIA ?



No texto O que é ciência? Os autores Roden e Ward iniciam discutindo Porque a ciência é importante e ressaltam que a formação de cientistas não é o único motivo de se desenvolver o ensino de ciências na escola, pois a ciência e a tecnologia são essenciais para nossa qualidade de vida. Sendo assim, um sistema de educação deve abordar as necessidades do indivíduo e da sociedade. Cada país precisa ter sistemas educacionais que produzam não somente cientistas e tecnólogos qualificados e futuros pesquisadores, mas também indivíduos equilibrados, informados, cientificamente letrados, capazes de se adaptar as variedade de oportunidades e mudanças e que tenham habilidades comunicativas, prontos para enfrentar os desafios de nossa sociedade.
Como o texto explicita, muitas vezes há dificuldade de comunicação entre cientistas e a sociedade porque não compartilham o mesmo vocabulário. Com o avanço tecnológico, especialmente o uso por qualquer pessoa da internet podemos perceber claramente como este problema pode ser amenizado, pois através de sites de pesquisa podemos ter acesso a muitos estudos e temas que antes somente os cientistas tinham acesso. Os meios de comunicação modernos facilitam grandemente a democratização do conhecimento científico. Porem existem questões éticas que devem ser levantadas em relação à ciência, e para que possam ser discutidas, é preciso que a população tenha entendimento dos avanços da ciência, de suas vantagens e riscos e de como podem se utilizar de conhecimentos científicos para benefício da saúde humana.
A ciência é apresentada em dois aspectos que estão relacionados: um corpo de conhecimento e um modo de trabalho. Tanto um cientista quanto um aluno precisa utilizar métodos (científicos ou básicos) para aprender sobre o mundo. Segundo os autores, “um dos principais objetivos do ensino de ciências era desenvolver o entendimento dos alunos pelo uso de abordagens científicas” e salientam que as posturas dos cientistas devem envolver: curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade e inventividade, mente aberta, reflexão crítica, cooperação, sensibilidade e perseverança. Os procedimentos científicos incluem a natureza da ciência, a coleta e análise de evidências e desenvolvimento de idéias científicas.
A Qualifications and Curriculum Authority (QCA) afirma que os professores devem proporcionar “atividades baseadas em experiências práticas que incentivem a exploração, observação, resolução de problemas, previsão, pensamento crítico, tomada de decisões e discussão.” Onde o objetivo é buscar a formação holística da criança. Todavia, é importante que a ciência não somente esteja presente no Ensino Fundamental, mas que seja de boa qualidade. As pesquisas mostram que alunos que tiveram experiências ruins na sala de aula com o ensino de ciências, não tem interesse no assunto posteriormente. Isso nos mostra como é importante a postura do professor diante de sua turma e como deve desenvolver sua aula com responsabilidade para que possa ser instrumento na preparação de futuros cientistas e pesquisadores.
Contudo, a ciência facilita o trabalho em grupo, pois através das atividades práticas, o grupo pode compartilhar idéias, aperfeiçoar seu vocabulário e cooperar entre si.  Estas habilidades são extremamente importantes para a socialização, necessária para a construção de uma sociedade melhor. Para que os objetivos sejam alcançados, o professor precisa planejar suas ações, as investigações que podem ser feitas com seus alunos, os materiais e o tempo que serão necessários.

WARD, Helen (et al). Ensino de Ciências. 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

5 comentários:

Anailza disse...

]Um bom texto, pois não expressa somente o que a ciência traz de bom para a sociedade, mas os risos de sua utilização para a destruição, mostrando que antes de ser cientista o homem deve ser humano,ser consciente e responsável pelos seus atos... valew!!!!
AS MALUVIDAS

Carla disse...

Concordo com as demais colegas quando as mesmas defendem esse texto "O que é ciência?" como sendo relevante para nós estudantes desta disciplina Ensino de Ciencias como também para aqueles que querem se aprofundar no assunto, pois o mesmo relata o papel da ciência dentro dos diversos setores e seguimentos da sociedade, não como uma formula para solucionar todos os problemas, mas, como um meio de entender melhor esses fatores e saber como lidar com os mesmos, de forma consciente e responsável. As Maluvidas!!!!

jarrilsonalves disse...

parabens gostei do blog!!muito proveitoso

saberes da docencia disse...

Primeiramente, queremos parabenizar o grupo criador do blog pois o mesmo esta muito bem organizado. No que diz respeito ao texto, concordamos com as demais colegas ao afirmar que o mesmo é de relevante para aqueles que desejam refletir de forma mais aprimorada sobre " O que é Ciência" e sua importância para sociedade. Mas não podemos esquecer que a escola e nós enquanto futuros Educadores temos o papel de possibilitar aos nosso alunos refletirem de forma crítica á respeito dos benefícios da ciência , como qualidade de vida e seus malefícios quando esta é usada indevidamente. O fato desta esta intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômica a deixa muitas vezes sem limites. Devemos informar e ensinar ciências para fazer ciência para todos e não somente para beneficio de alguns.

UERN disse...

primeiramente quero parabenizar o grupo pelo criativo blog e em segundo dizer da grande relevancia que é esse meio para podermos formular o nosso conceito sobre o que venha a ser ciencia. E a sua tão grande importancia para nossas vidas.
Elidiane

Postar um comentário