quarta-feira, 28 de abril de 2010

O QUE É CIÊNCIA ?



No texto O que é ciência? Os autores Roden e Ward iniciam discutindo Porque a ciência é importante e ressaltam que a formação de cientistas não é o único motivo de se desenvolver o ensino de ciências na escola, pois a ciência e a tecnologia são essenciais para nossa qualidade de vida. Sendo assim, um sistema de educação deve abordar as necessidades do indivíduo e da sociedade. Cada país precisa ter sistemas educacionais que produzam não somente cientistas e tecnólogos qualificados e futuros pesquisadores, mas também indivíduos equilibrados, informados, cientificamente letrados, capazes de se adaptar as variedade de oportunidades e mudanças e que tenham habilidades comunicativas, prontos para enfrentar os desafios de nossa sociedade.
Como o texto explicita, muitas vezes há dificuldade de comunicação entre cientistas e a sociedade porque não compartilham o mesmo vocabulário. Com o avanço tecnológico, especialmente o uso por qualquer pessoa da internet podemos perceber claramente como este problema pode ser amenizado, pois através de sites de pesquisa podemos ter acesso a muitos estudos e temas que antes somente os cientistas tinham acesso. Os meios de comunicação modernos facilitam grandemente a democratização do conhecimento científico. Porem existem questões éticas que devem ser levantadas em relação à ciência, e para que possam ser discutidas, é preciso que a população tenha entendimento dos avanços da ciência, de suas vantagens e riscos e de como podem se utilizar de conhecimentos científicos para benefício da saúde humana.
A ciência é apresentada em dois aspectos que estão relacionados: um corpo de conhecimento e um modo de trabalho. Tanto um cientista quanto um aluno precisa utilizar métodos (científicos ou básicos) para aprender sobre o mundo. Segundo os autores, “um dos principais objetivos do ensino de ciências era desenvolver o entendimento dos alunos pelo uso de abordagens científicas” e salientam que as posturas dos cientistas devem envolver: curiosidade, respeito pelas evidências, disposição para tolerar a incerteza, criatividade e inventividade, mente aberta, reflexão crítica, cooperação, sensibilidade e perseverança. Os procedimentos científicos incluem a natureza da ciência, a coleta e análise de evidências e desenvolvimento de idéias científicas.
A Qualifications and Curriculum Authority (QCA) afirma que os professores devem proporcionar “atividades baseadas em experiências práticas que incentivem a exploração, observação, resolução de problemas, previsão, pensamento crítico, tomada de decisões e discussão.” Onde o objetivo é buscar a formação holística da criança. Todavia, é importante que a ciência não somente esteja presente no Ensino Fundamental, mas que seja de boa qualidade. As pesquisas mostram que alunos que tiveram experiências ruins na sala de aula com o ensino de ciências, não tem interesse no assunto posteriormente. Isso nos mostra como é importante a postura do professor diante de sua turma e como deve desenvolver sua aula com responsabilidade para que possa ser instrumento na preparação de futuros cientistas e pesquisadores.
Contudo, a ciência facilita o trabalho em grupo, pois através das atividades práticas, o grupo pode compartilhar idéias, aperfeiçoar seu vocabulário e cooperar entre si.  Estas habilidades são extremamente importantes para a socialização, necessária para a construção de uma sociedade melhor. Para que os objetivos sejam alcançados, o professor precisa planejar suas ações, as investigações que podem ser feitas com seus alunos, os materiais e o tempo que serão necessários.

WARD, Helen (et al). Ensino de Ciências. 2 ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

6 comentários:

Unknown disse...

]Um bom texto, pois não expressa somente o que a ciência traz de bom para a sociedade, mas os risos de sua utilização para a destruição, mostrando que antes de ser cientista o homem deve ser humano,ser consciente e responsável pelos seus atos... valew!!!!
AS MALUVIDAS

Paróquia São José dos Angicos disse...

Concordo com as demais colegas quando as mesmas defendem esse texto "O que é ciência?" como sendo relevante para nós estudantes desta disciplina Ensino de Ciencias como também para aqueles que querem se aprofundar no assunto, pois o mesmo relata o papel da ciência dentro dos diversos setores e seguimentos da sociedade, não como uma formula para solucionar todos os problemas, mas, como um meio de entender melhor esses fatores e saber como lidar com os mesmos, de forma consciente e responsável. As Maluvidas!!!!

Anônimo disse...

parabens gostei do blog!!muito proveitoso

saberes da docencia disse...

Primeiramente, queremos parabenizar o grupo criador do blog pois o mesmo esta muito bem organizado. No que diz respeito ao texto, concordamos com as demais colegas ao afirmar que o mesmo é de relevante para aqueles que desejam refletir de forma mais aprimorada sobre " O que é Ciência" e sua importância para sociedade. Mas não podemos esquecer que a escola e nós enquanto futuros Educadores temos o papel de possibilitar aos nosso alunos refletirem de forma crítica á respeito dos benefícios da ciência , como qualidade de vida e seus malefícios quando esta é usada indevidamente. O fato desta esta intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômica a deixa muitas vezes sem limites. Devemos informar e ensinar ciências para fazer ciência para todos e não somente para beneficio de alguns.

Unknown disse...

primeiramente quero parabenizar o grupo pelo criativo blog e em segundo dizer da grande relevancia que é esse meio para podermos formular o nosso conceito sobre o que venha a ser ciencia. E a sua tão grande importancia para nossas vidas.
Elidiane

José Bonifácio Boni. disse...

Vocês que gostam de discutir sobre CIÊNCIAS, o que diriam do MÚLTIPLO CIENTISTA ENERGÉTICO AVANÇADO, que afirma e prova:




Que o que chamam primitivamente de SOL, na verdade é o DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR:




Que o que chamam de SISTEMA SOLAR, na verdade é MACRO MODELO ENERGÉTICO ATÔMICO, semelhante a UM dos diversos micro modelos energéticos atômicos, que chamam de ÁTOMO:




Que TERRA nunca foi, é ou será PLANETA, uma vez que TERRA é apenas uma das UNIDADES ELEMENTARES, assim como FOGO, ÁGUA, AR e EC, também são:




Que o nosso PLANETA chamado erradamente de TERRA, na verdade é um PLANETA-H, "H" de HABITÁVEL:




Que o que chamam erradamente de UNIVERSO MATARIAL ou MUNDO MATERIAL, na verdade é a IMAGEM ENERGÉTICA ATÔMICA INVERSAMENTE E QUANTICAMENTE PROJETADA, DO UM: que funciona como UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO INTERLIGADO, não por primitivos sistemas de fios, mas por um MARAVILHOSO SISTEMA DE PULSOS ELETROMAGNÉTICOS "ONDAS ELETROMAGNÉTICAS", infinitamente mais avançado do que conhecemos, como WI-FI?




Ele posta suas DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS E ENERGÉTICAS para conhecimento público, em seu site http://descobertascientificasavancadas.blogspot.com.br/ .




Vale a pena dar uma conferida, pois tudo que ele afirma, incontestavelmente prova, tendo seu site acessado por cientistas RUSSOS, ESTADUNIDENSES, ALEMÃES, SUÍÇOS, INGLESES, JAPONESES, ANGOLANOS, PORTUGUESES, INDIANOS, BRASILEIROS: e demais povos.




Muitos já estão dizendo: que o cara é genial.

Postar um comentário